Iansã – Eparrey minha mãe!

Iansã, segundo o livro Teogonia de Umbanda de Rubens Saraceni, é um Orixá aplicador da Lei na vida dos seres emocionados pelos vícios. Vícios esses de qualquer ordem. Seu campo preferencial de atuação é o emocional dos seres: ela os esgota e os redireciona, abrindo-lhes novos campos por onde evoluirão de forma menos emocional.

Seu primeiro elemento é o ar e forma com Ogum um par energético no qual ele rege o polo positivo e é passivo pois suas irradiações magnéticas são retas. Iansã é negativa, ativa e suas irradiações magnéticas são circulares ou espiraladas.

Resultado de imagem para espiral

Essas irradiações podem se apresentar também na forma de círculos concêntricos.Resultado de imagem para 7 circulos concentricos

Ou na forma de raios.

Resultado de imagem para desenho de raios

Na linha do Trono da Justiça, Iansã é seu aspecto móvel e Xangô é o assentado ou imutável, pois atua na transformação dos seres por meio de seus magnetismos negativos.

Iansã aplica a Lei nos campos da Justiça e é extremamente ativa. Uma das suas atribuições é recolher os seres fora-da-lei e com seus magnetismos, alterar todo o seu emocional, mental e consciência para só então redirecioná-los em outra linha de evolução que os aquietara e facilitará suas caminhadas pela linha reta da evolução.

As energias irradiadas por Iansã densificam o mental, diminuindo seu magnetismo e estimulam o emocional acelerando suas vibrações. Com isso o ser se torna mais emotivo e mais facilmente é redirecionado. Mas quando não é possível reconduzi-lo à linha reta da evolução, então uma das sete intermediárias “cósmicas”, que atuam em seus aspectos negativos paralisa o ser e o retém em dos campos de esgotamento mental, emocional e energético até que ele tenha sido esgotado de seu negativismo e tenha descarregado todo o seu emocional desvirtuado e viciado.

Uma dessas Orixás intermediárias é Iansã Bale ou do Balê, ou das almas, muito solicitada e conhecida por atuar preferencialmente sobre espíritos que desvirtuaram os princípios da Lei que dão sustentação a vida e como vida é geração e Omolu atua no pólo negativo da linha da Geração, então ela envia aos domínios dele todos os espíritos que atentaram contra a vida de seus semelhantes aos desvirtuarem os princípios da Lei e da Justiça Divina.

Oferenda

Velas brancas, amarelas e vermelhas, champanhe branca, licor de menta e de anis ou de cereja; rosas e palmas amarelas, entregues em campos abertos, pedreiras.

Resultado de imagem para iansa

 

,

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: