Umbanda e Candomblé

A Umbanda e o Candomblé são religiões diferentes. Em comum comungamos com alguns Orixás que são cultuados nas duas religiões.

A Umbanda é brasileira, o Candomblé é africano. As iniciações no Candomblé são muito diferenciadas e a casa de Santo é uma família onde todos comungam a religião de forma muito intensa e diferenciada.

Um filho do Candomblé tem várias iniciações e obrigações e nem sempre sua função é receber a energia do Orixá. Existem funções de respeito em toda a comunidade desde a preparação especial da comida, das roupas e oferendas, o cuidado com o Santo. As hierarquias são respeitadas.

A Umbanda foi trazida por Zélio de Morais e tem pouco mais de 100 anos, mas é reconhecida como uma religião de cura. Sua manifestação é feita através de guias que incorporam em médiuns e atendem as pessoas em busca de ajuda para solucionar problemas de suas vidas. No Candomblé o atendimento é feito através do Ifá ou jogo de búzios.

Embora não tenhamos os mesmos tipos de iniciações ou obrigações do Candomblé, na Umbanda um médium sempre esta em desenvolvimento. As funções se dividem em Pai de Santo ou Dirigente Espiritual, Cambone, Médium de Atendimento, Ogã. E também temos nossas ritualísticas de terreiro como banhos, festas e recolhimentos.

Também temos nossos pontos de ligação com os Orixás Maiores nos pontos de força da natureza que é o momento em que fazemos nossas oferendas e nos colocamos em conexão com os Orixás e sua forças trazendo seus Axés para as nossas vidas.

O Candomblé tem um panteão de mais 180 Orixás entre as várias nações que fazem parte da Africa, na Umbanda basicamente cultuamos 16 Orixás incluindo Exus e Pomba giras que eu considero Orixás Guardiões.

São muitas as diferenças, mas a fé é uma só.

São cultos voltados aos Orixás mas com definições bem diferenciadas. Mas ambas religiões maravilhos

as.

“Bahia, ô África, vem cá vem, nos ajudar!
Bahia, ô África, vem cá vem, nos ajudar!

Força baiana, força africana,
força divina vem cá, vem cá.”

 

Imagem relacionada

 

3 comentários em “Umbanda e Candomblé

Adicione o seu

  1. Legal, parabéns. Mas um adendo, na realidade o Candomblé também foi organizado no Brasil a partir da consolidação de diversos cultos africanos vindos com os escravizados, por tal motivo ele é também “afrobrasileiro” apesar de buscar e estar muito mais próximo dos cultos africanos originais ou de outros cultos afrodiaspóricos como o Lucumi cubano… 😉

    Curtir

    1. Você tem toda razão Juarez, quando leio sobre Candomblé vivenciado na África ele de fato parece bem diferente.Obrigada pela contribuição

      Curtir

      1. No candomblé acho que e mais cultuado a essência do orixá em si. Os seguidores do candomblé costumam se comunicar muito pelo yorubá, as vezes fico meio perdido por que conheço pouco o indioma. Na umbanda já me sinto mais a vontade por causa da maneiras dos catiços trabalhar. Muito axé a todos vocês.
        Depois de uma olhada em meus artigos.
        https://nacasadeoxala.music.blog

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: