O mistério nas lendas dos Orixás

Oração para Obá

Os Orixás são Divindades ligadas aos elementos da natureza Divina e com sua força nos auxiliam sempre em nossa evolução, um mistério que foi passado de geração para geração muitas vezes por lendas, desta forma seus conhecimentos seriam passados desde a infância. Assim como hoje temos diversas história como Cinderela, contos infantis que trazem enquanto essência sempre uma lição, um conhecimento.

Nas lendas os Orixás são caracterizados com emoções muito humanas e é importante que entendamos que isso é um indicativo dos aspectos que cada Orixá nos auxilia, ou seja, mostra para quem você deve recorrer quando houver questões de amor, ou quando precisar de coragem. Para mim tronos são tronos e orixás são orixás, estão ligados, sim. Mas tem atuações diferentes e convido você que está lendo esse texto a se conectar com o Orixá.

Estamos em uma conexão com nossa mãe Obá e é por ela que vamos começar essa trajetória sobre o conhecimento, voltando as nossas raízes, e o mais maravilhoso de uma lenda é que ela permite muito mais do que uma interpretação, pois os Orixás são infinitos, e infinita é a sua interpretação, por isso, não tome nada que aqui for dito como verdade absoluta, mas apenas como mais uma interpretação a ser agregada ao que você já conhece.

Obá e Oxum

O ponto mais falado nas lendas de Obá é a Briga entre ela e Oxum, e vamos começar por esse ponto, Obá é tida como uma mulher mais velha, ou seja, está ligada a maturidade e a ancestralidade, a sabedoria ancestral por isso é associada ao conhecimento, mas por vezes é um tanto ingênua em relação a disputa de Oxum o que faz com que possamos refletir que não importa o quanto nosso conceitos foram baseados no tempo ainda há sempre o que se aprender, temos o saber e o poder em um aspecto, mas não temos a habilidade o soberania do todo. O campo em que Obá domina é a luta.

Nessa disputada entre Obá e Oxum falasse do quanto Obá tem pouco charme e feminilidade ao contrário de Oxum que é extremante exuberante, ora A energia feminina é vista em seu aspecto mais evidente pela delicadeza e sensualidade, mas uma energia nunca é feita apenas por um aspecto, mas também pelo seu oposto, sombra ou complementar. Obá trás um outro aspecto da mulher, aspecto esse que hoje é muito evidente nas mulheres, luta, força, uma guerreira que por vezes venceu os homens em suas lutas. A luta entre Obá e oxum representa o equilíbrio entre ambos os aspectos da energia feminina, ser mulher contempla sim a delicadeza e sensualidade de Oxum, mas também a força e determinação de Obá.

Um comentário em “O mistério nas lendas dos Orixás

Adicione o seu

  1. São duas energias bem diferenciadas. E pra cada pessoa elas atuam de um jeito especial.
    Na deitada pra Orixá dá pra sentir a diferença de atuação

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: