Umbanda e seus segredos

O que é a Umbanda?

A Umbanda é um culto aos Orixás, as forças sagradas da Natureza,  essas energias originais chamamos  Orixás: Oxalá, Iansã, Ogum, Nanã, Oxossi entre outros.

Mas o que isso significa? Significa que quando entramos, por exemplo, em contato com as águas do mar, entramos em conexão com o divino que esta por trás da sustentação de todas as moléculas que fazem parte do composto mar.

Não é só água, mas a areia, o sal, o reflexo, o fluxo das ondas, a superfície do mar, o fundo do mar.

Só nesse pequeno ato estamos entrando em contato com várias divindades do mar, divindades maiores e menores. De acordo com a Umbanda Sagrada entramos em contato com o Trono da Geração tendo como divindades correspondentes Iemanjá e Omolu, mas temos Ogum Beira Mar na beira da areia, temos Oxalá nos pequenos e cristalinos grãos de sal, no movimento mãe Iansã e já dá pra imaginar o que mais.

A Umbanda é assim esta em tudo que faz parte da natureza, inclusive em nós porque somos um microcosmos.

Uma vez eu li, que ao invés de templos erigidos em nome da fé e para as pessoas frequentá-los, na Umbanda nós somos os templos em ligação direta tanto com os Orixás como com Deus.

A Umbanda tem através de suas incorporações de guias seu ato de amor e caridade, levando as pessoas que necessitam amparo e cura. Uma palavra de atenção e um gesto de motivação para a cura do próximo.

Ela tem seus rituais internos de iniciações que tem como propósito, sempre,  melhorar a conexão tanto com Orixás como com os guias.

Os médiuns sempre procuram ter a sua volta elementos que lembrem da sua ligação com as divindades e com a própria religião. As guias de contas são um desses elementos, elas servem de proteção e são portais de ligação com a Divindade protetora do Terreiro ou Templo assim como da corrente de sustentação dos trabalhos. Mas é só isso?

Não, também  existem deitadas pra Orixás, visitas e oferendas aos pontos de forças, firmezas, assentamentos e outras ritualísticas.

Mas tudo depende do lugar que você frequenta e quais as suas obrigações. Qualquer pessoa pode cultuar os Orixás? Claro que sim, basta você olhar as estrelas e você já vai estar conectado a Oya uma deusa maravilhosa, grande guerreira e responsável pelo tempo.

Os Orixás da Umbanda são energias próximas do ser humano, assim como na mitologia grega, romana ou hindu.

A única coisa é que na Umbanda não se cultua tantos Orixás como, por exemplo, no Candomblé que vai se desdobrando em várias outras divindades com igual poder de ação.

background-3062011_1920

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: