Primeiro Chakra Básico – Muladhara Parte 1

muladhara
Significado do nome do chakra: Fundação
Localização: Plexo pélvico, região entre o ânus e os genitais, base da espinha dorsal, as três primeiras vértebras
Forma do Tattva: Quadrado
Sentido predominante: Olfato
Som bija: Lang
Órgão do sentido: Nariz
Aspectos: Alimento e abrigo
Tattva (elemento): Terra
Planeta regente: Marte – solar masculino

Forma do Yantra
Quadrado de cor amarela com quatro pétalas rubro escarlates. O quadrado possui grande significado em relação ao conhecimento ligado à terra, pois representa a própria Terra, as quatro dimensões e as quatro direções.
A forma do elemento ar é linear e os quatro pontos formam os quatro pilares ou ângulos do que é conhecido como terra quadrangular. Quatro permite conclusão e terra personifica os elementos e condições para a conclusão em todos os níveis.
A Terra é o mais denso de todos os elementos, sendo uma mistura dos outros quatro: água, fogo, ar e akasha.

O círculo com quatro pétalas representa os gânglios formados nas quatro terminações nervosas importantes, a cor das pétalas é o rubro escarlate.

O triângulo é a força vital da Kundalini Shakti que pode ser representada na forma de uma serpente enroscada ou um triângulo. Essa cobra enroscada na base da coluna tem sua boca aberta voltada para cima, acompanhando o canal nervoso central que corre ao longo da coluna ou espinha dorsal. Não despertada permanece com a boca voltada para baixo, apresentando um fluxo descendente. Assim que se inicia um trabalho energético nesse chakra ela desperta e começa o fluxo ascendente levantando sua cabeça e fluindo livremente pelo canal de Sushumna.

Som bija: pronunciar esse som devidamente faz com que a energia flua para cima e se sinta uma vibração no alto da cabeça. As repetições do mantra Lang retiram as inseguranças associadas ao primeiro chakra e fornecem ao aspirante segurança financeira, esclarecimento e força interior.

O elefante representa a natureza da busca de alimento para o corpo, a mente e o coração que dura a vida inteira. Aquele que ativa o primeiro chakra anda com firmeza, o passo firme do elefante.
Lutará para ampliar o seu controle com o peso máximo que consegue suportar. Fará o seu trabalho com humildade, como o trabalhador braçal que executa todas as ordens que lhe são dadas.

Ganesha, o deus com cabeça de elefante governante desse chakra, senhor de todos os princípios é invocado para conferir proteção em todos os empreendimentos.
A tarefa de Ganesha envolve a aceitação, enquanto uma Divindade que remove obstáculos, isto subjuga a mente racional ou hemisfério esquerdo, que é de natureza analítica e crítica e libera o direito que é emocional e necessário para a aventura espiritual.
Visualizar essa Divindade interrompe o diálogo interno ou fofoca mental.

Características comportamentais no Chakra Muladhara:
Se um indivíduo com os maxilares e os punhos enrijecidos recusa-se a vier de acordo com as leis naturais que governam o seu corpo criará um karma ou obstáculo no mundo. Seus órgãos dos sentidos e motores servirão somente para criar confusão e dor em troca de gratificação temporária.
quando um indivíduo começa a agir em harmonia com estas leis naturais, não desperdiça energia ou polui seu esclarecimento sensorial com excesso de indulgência.

O principal problema da criança ou do adulto agindo pela motivação do primeiro chakra é o comportamento violento com base na insegurança.
Um indivíduo dominado por esse chakra geralmente dorme de dez a doze horas sobre o estômago.
Este chakra inclui os planos da origem, ilusão, ira, avidez, desilusão, avareza e sensualidade.
Esse chakra é a raiz de todo o crescimento e esclarecimento da divindade do homem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: