Iansã – Orixá

A umbanda é brasileira e tem pouco mais de 100 anos. É uma religião humanitária e respeitosa, atende através de incorporação de entidades espirituais em terreiros ou templos onde se cultuam energias de Orixás.

Um dos Orixás que mais chamam a atenção é nossa querida mãe Iansã, embora todos os Orixás sejam amados existem determinadas energias e qualidades que são mais atuantes pra cada era e situação na Terra.

Hoje a energia de guerreira se faz muito presente na vida cotidiana das pessoas. Queremos muito aprender, trocar experiências, vivenciar novas aventuras, fazer valer nossas idéias e a energia de Iansã tem muito haver com esse momento atual.

Existem várias lendas sobre essa energia viva e divina e de suas qualidades. Quando se lê sobre as lendas a que se levar em consideração o que se esconde por detrás das mesmas.
No caso de Iansã pode-se dizer que ela é várias em uma, assim como as mulheres de hoje em dia com todas as atribuições que a vida moderna exige.

O mito trás uma curiosidade e vontade inquebrantável de aprender, a transformação de animal para mulher, a descoberta de novos horizontes e o enveredar por caminhos mais masculinos mas sem perder sua essência original.

Acredito que isso lembre muito o momento que vivemos. Mesmo frente a esses desafios a energia de Iansã é de cuidado, de tratamento, de cura.
Ela é responsável pela evolução dos espíritos menos afortunados que estão em queda.
Ela também trás a energia do direcionamento, dos novos caminhos. Trazendo no seu elemento principal o ar, o sopro das mudanças, a visão mais apurada.

Suas cores amarelo e vermelho trazem a energia solar, vitalidade, força, coragem e determinação.

Senhora das tempestades e dos ventos tira tudo fora do lugar para que novas escolhas sejam feitas e oportunidades sejam criadas a partir de um novo olhar sobre o mesmo.

Sincretismo religioso: Santa Bárbara ou Joana D’Arc – fé acima de qualquer desafio ou crença.

Seu prato predileto bolinho de feijão fradinho frito em azeite de dende, lembra que mesmo quando tiram nossa pele, nos destroçam ainda assim podemos juntar os pedaços e nos transformar em algo bonito, saboroso e desejável.

Seu brado: Eparrey minha mãe, eparrey Iansã
IMG-20180908-WA0006

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: