DEITADA PARA ORIXÁ

A Umbanda tem uma pluralidade singular, ao ser uma religião relativamente jovem se apropria de alguns ritos novos e antigos. Com todo o respeito que lhe é natural.

As religiões, de forma geral, absorvem conceitos e ritualísticas, isso se explica como forma de estimular pessoas a conhecer novas religiões e outras vezes traz algo imprescindível ao novo conceito ou religião.

Nessa pluralidade da Umbanda trazemos princípios do Espiritismo pois frequentemente indicamos os livros de Alan Kardec, o respeito a natureza e aos Orixás que honramos com respeito e que são trazidos pelo culto do Candomblé e outras raízes africanas, a natureza e sabedoria dos Índios, o amor ao próximo que todas as religiões oferecem a priori.

Decidir sobre a deitada é entender que dentro dos cultos é de real importância essa conexão com o Orixá, com a Divindade e com o real significado contido nela e através dela. A energia de Orixá é muito poderosa e faz toda a diferença.

Na Umbanda, nas Umbandas …. sim porque são muitas as nossas Umbandas. Tendo por base um Pai de Santo ou um Dirigente e a equipe espiritual que o assiste os Ritos podem ser bem diferenciados. É uma questão de diretriz, de raízes, de missão e também, na minha opinião, inspiração e intuição.

Nós do Espaço Dragão Dourado além do trabalho holístico que desenvolvemos também temos uma missão com a Umbanda e a cada dia somos intuídos e impelidos a procedimentos de aproximação com os Sagrados Orixás.

Essa inspiração aconteceu no momento em que me deparei com a palavra deitada, e na continuação entender o que de fato significava.

São vários dias de introspecção, de oferendas para o Orixá escolhido, que também não é escolhido ao acaso.
A partir do momento que se define o Orixá, começa a conexão.

É necessário sentir a energia do Orixá, sentir ele ativo na sua vida. Por exemplo quando da deitada de Oxalá foi uma deitada solitária, minha primeira vez. Li bastante sobre o mito Oxalá percebi a energia dele na minha vida, uma tranquilidade estranha, uma paz.
Oferendas de conexão, meditação na energia, banhos.

Ahhhh o dia é simplesmente fantástico, um respeito profundo pela Divindade, uma ligação ou melhor dizendo religação né! Afinal você nunca perde a conexão só precisa recalibrar.

A ritualística dentro do terreiro é mais concentrada, o terreiro fica enfeitado com cores que lembre o Orixá, os cânticos refletem direto no coração. Eu chorei, a emoção foi tão grande e a irradiação então. Sim te joga no chão tremenda é a força.

No dia oferenda preparada, vela de sete dias, velas para todos os orixás e um objeto de poder a ser consagrado na energia daquele Orixá. Essa foi nossa inspiração, nossa intuição.

Irradiações calibradas, visita de guias espirituais, honra, respeito, submissão, hora de lavar a cabeça.

Alguém muito especial, que tenha haver com a sua missão, que você tenha confiança, que faça com alegria e satisfação.

Deitada pra agradecer, mãos queridas lavam sua cabeça com água e ervas, o amaci rezado na energia do Orixá, cobre-se a cabeça com pano branco e nossa cabeça esta definitivamente sobre a irradiação do Orixá.

Hora de deitar, deitar mesmo, de verdade.
Nós escolhemos ficar deitados até que as velas palitos se acabem.
Momento muito especial e merece ser celebrado.

Agora é se preparar para a próxima!

2 comentários em “DEITADA PARA ORIXÁ

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: